Uma visita consciente ao Sushi

 

Com cada vez mais adeptos, a comida japonesa tem vindo a ganhar espaço no nosso quotidiano e, a ideia que tenho, é que as pessoas acham o "sushi" um prato inofensivo no que diz respeito às calorias. A VERDADE É QUE NÃO É BEM ASSIM!!! Sobretudo se o vosso apetite é voraz... como o meu! (Peço desculpa se vos estou a partir o coração!!! :'( )

Ressalvo desde já, para quem se indigna com as pessoas que contam calorias quando comem, que há mesmo quem tenha de o fazer!!! Obviamente que também há pessoas que podem comer muito mais que eu sem ter de fazer contas, ou porque foram contempladas com um metabolismo melhor que o meu, ou porque treinam com mais intensidade e por isso mesmo têm um maior gasto calórico que têm de compensar com uma maior ingestão alimentar. Por isso mesmo estou a escrever este artigo em jeito de análise, que espero que seja útil para outras pessoas com o mesmo "problema" que eu!

Pelo que fui lendo de vários autores (aqui abro o parênteses para relembrar que não sou nutricionista e posso cometer algumas "gafes") a média de calorias por peça de sushi ronda as 80 calorias (falo em média, claro!, há peças mais simples com 40 calorias, outras tempura e com molhos que vão até às 100 calorias).
No meu caso, se juntar o meu apetite com a quantidade de calorias que devo ingerir para gerir o meu peso, dá uma mistura explosiva!!! Em cada visita consigo. sem grande esforço. consumir 20-25 peças, que em contas redondas dá 1600-2000 calorias... numa refeição quase as calorias que posso consumir num dia!!!

Então resolvi (re)visitar o 43 SUSHI Wine Bar e analisar o menu como se fosse a primeira vez, de forma a ver quais poderiam ser as melhores opções para um menu "low carb" e "low calories", e antecipo desde já que É POSSÍVEL!!!

Capítulo 1.

Começámos por um SUNOMONO, uma salada de pepino super fresca. Cada porção ronda as 60 calorias, no meu caso foi partilhada, logo fiquei com 30 calorias só pra mim! Eu que não como pepino "ao natural", adoro esta opção nipónica!


Capítulo 2.

Seguimos com um TÁRTARO DE SALMÃO temperado com sumo de lima, mostarda e ovo. Nunca tinha provado e  A D O R E I !!! Apesar de o salmão ser conhecido como um "peixe gordo", é uma fonte de proteínas e ómega-3, assim como vitamina A, B, D, Selénio, Zinco, Fósforo, Cálcio e Ferro. Não querendo entrar em muitos detalhes, os benefícios são muitos ao nível do metabolismo, saúde cardiovascular e do sistema nervoso. Avaliando a "olhometro", a dose teria cerca de 200gr., avaliada em cerca de 300 calorias. No nosso caso, partilhado por 2 gulosos dá uma conta de 150 calorias para cada um.

Capítulo 3.

Continuámos com um SASHIMI DE SALMÃO BRASEADO COM SÉSAMO. Costumo optar pelo atum que é divinal, mas hoje pontualmente não havia.
Relativamente a valores energéticos o Sashimi de Atum tem 30 cal/peça e o de Salmão 40 cal/peça. Como partilhei uma dose, fiquei com 3 fatias, o que soma mais 120 calorias.

Capítulo 4.

Por fim, pedimos um FRESTYLE DE SUSHI E SASHIMI de 30 peças para partilhar. Selecionei cuidadosamente 12 peças (6 sushi e 6 sashimi), evitando as tempuras (fritas) e optando pelas que tinham uma maior porção de peixe, fruta e legumes, comparativamente com a quantidade de arroz.
Uma vez mais, falando em calorias, as 6 peças de sushi "custaram-me" 6X48= 288 calorias.
As 6 peças de sashimi  de salmão, lírio dos açores e carapau"custaram-me" 6X35= 210 calorias.

A CONTA POR FAVOR!!!

MATEMÁTICAMENTE FALANDO, consumi 30 + 150 + 120 + 288 + 210 = 798 calorias

NUTRICIONALMENTE FALANDO, consumi 85 gr. de proteína, 50 gr. de hidratos de carbono e 22 gr. de gordura

Resumindo:

Apesar de, quer matemática quer nutricionalmente falando, ultrapassar um pouco as quantidades aconselhadas pela nutricionista para os meus jantares, a verdade é que consegui converter uma visita ao SUSHI de 1600 para 798 calorias = METADE!!!

Poderia ter "poupado" algumas calorias e gramas de gordura se trocasse algumas opções de salmão pelo atum, mas os benefícios da gordura boa do salmão também são enormes.

O grande truque para o "somatório calórico" não descambar é mesmo saber escolher!!!

Uma visita "consciente" ao sushi pode correr muito bem!!!

Assim,  POSSO VOLTAR MAIS VEZES!!!



Inês Marques
(Nota: a fonte usada para a análise nutricional foi o site FatSecret Portugal)