Atividade física na terceira idade

Nunca é tarde para começar um novo desafio e alcançar uma nova meta
— C.S.Lewis

Os anos passam, e com o avançar da idade, o nosso organismo passa a ter necessidades especiais, e a prática da atividade física é essencial.

Porquê treinar na terceira idade? Estas são algumas das razões pelas quais a prática de exercício fisico é fundamental numa fase mais avançada da vida:

  • Ajuda na prevenção de diversas doenças

  • Contribui para o aumento da resistência muscular

  • Contribui para o alivio das dores articulares

  • Fundamental no fortalecimento do sistema cardiovascular

  • Ajuda a alcançar o bem-estar físico, contribuindo para presenças de lesões causadas pelo esforço, movimentos repetitivos e postura incorreta

  • Melhora a autoestima e ajuda no combate ao isolamento depressão, fortalecendo as relações social.

A atividade física na terceira ajuda ainda a prevenir e a combater as mais variadas doenças como a hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, problemas de coração e pulmonares.

Treinar com regularidade ajuda a fortalece o sistema muscular, diminuindo assim o risco de quedas e facilitando os movimentos dos braços, pernas e tronco.

A prática de exercício contribui ainda para o aumento de apetite e redução de dor.

Numa fase inicial, e para quem não está habituado à pratica de exercício fisico, recomendam-se atividades de baixo impacto, como caminhadas, pilates clinico, hidroginástica ou treino individual com um instrutor especializado.

As Caminhadas, para além de promoverem a interação social, ajudam a fortalecer os musculoso e articulações e melhoram o ritmo cardíaco.

A Hidróginastica é um dos exercícios mais completos em qualquer idade, todos os músculos são exercitados. A partir dos 60 anos os seus benefícios passam pela prevenção de lesões, alivio das dores causadas pela artrite, alongamento e fortalecimento dos músculos e articulações. Para além disso, contribui para a melhoria do ritmo cardíaco, potencia o desenvolvimento de força e resistência, e ajuda a evitar a perda de massa óssea.

O Treino Personalizado, com o devido acompanhamento de um instrutor especializado, é desenvolvido de forma a ir de encontro aos objectivos e necessidades individuais de cada aluno, respeitando as suas limitações e diferentes necessidades. Tendo sempre em mente, e como prioridade, a sua segurança e bem-estar.

Andar de Bicicleta, é outra atividade que contribui para diminuição da pressão arterial, para o alivio das dores e para o fortalecimento das articulações, sobretudo dos joelhos, tornozelos e ancas.

Nesta fase da vida recomenda-se a prática de atividade física, pelo menos 3 vezes por semana, e sempre sob o aconselhamento médico e de um técnico especialista em exercício fisico.


Este artigo foi escrito pela Instrutora Neiza Lima.