QUANDO COMER BEM SE TORNA NUMA OBSESSÃO - ORTOREXIA NERVOSA

eat-clean.jpg

ORTOREXIA NERVOSA

Quando comer bem se torna uma obsessão.

Querer ter hábitos alimentares saudáveis é uma atitude positiva e não existe nada de errado nisso. No entanto, quando a obsessão e a compulsão assumem o controlo da tua vida, acarreta consequências físicas, psicológicas e sociais.

A Ortorexia Nervosa (ON) é uma perturbação do comportamento alimentar caracterizada por uma obsessão patológica pelo consumo de alimentos considerados saudáveis.

O culto à imagem corporal, os padrões rígidos de beleza e a busca pela saúde geram uma insatisfação pessoal constante e uma necessidade de cumprir um modelo estético socialmente aceite. Como tal, instala-se uma crescente preocupação com a alimentação e cria-se um gatilho para novos tipos de psicopatologias.

A ON é uma condição recente e caracteriza-se por um quadro obsessivo-compulsivo, acompanhado de rituais e atividades repetitivas ligadas à escolha e preparação dos alimentos. Existe, assim, um planeamento rigoroso das refeições, adoção de regras restritas e exclusão de alimentos considerados “impuros”, como gordura, aditivos ou glúten.

Além de gerar uma dieta altamente restritiva e privada de determinados grupos de alimentos, leva também ao isolamento social dada a extrema exigência com o consumo alimentar e ao maior tempo dedicado ao planeamento das refeições e menor tempo para o lazer. Como tal, esta condição causa um impacto significativo no funcionamento diário e na qualidade de vida.

Considerando os pensamentos recorrentes e intrusivos e o padrão de comportamento excessivamente rigoroso, controlador e repetitivo, parece existir uma relação próxima entre a ON e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

Ao contrário de outras perturbações do comportamento alimentar, como a anorexia nervosa e a bulimia que se concentram na quantidade de alimento ingerido, na ON a principal preocupação centra-se na qualidade dos alimentos, em detrimento do seu valor calórico.

Querer ter hábitos alimentares saudáveis é uma atitude positiva e não existe nada de errado nisso. No entanto, torna-se patológico quando a obsessão e a compulsão assumem o controlo da tua vida, acarretando consequências físicas, psicológicas e sociais.


Consultas de Nutrição Espaço Saúde

Nutricionista Carina Oliveira

919 287 627 | 234 622 387