ATIVIDADE FÍSICA x DOR CRÓNICA

gabin-vallet-J154nEkpzlQ-unsplash.jpg

A dor crónica é definida como dor que dura além do tempo normal de cicatrização dos tecidos, geralmente mais de 3 meses. A dor crónica leva à incapacidade, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, baixa qualidade de vida e custos de saúde.

Durante anos o tratamento para a dor crónica ( doenças como artrite reumatóide, osteoartrite, fibromialgia, dor lombar, entre outras) incluía recomendações para que o paciente ficasse em repouso e inactivo. Porém, o exercício pode reduzir a intensidade da dor e trazer benefícios como melhoria geral da saúde física e mental, diminuição da dor e consequentemente aumento da qualidade de vida.

A dor muscular que por vezes surge com o início de um novo exercício diminui à medida que os participantes se adaptam às novas actividades. Isto demonstra que a actividade física em geral é aceitável e existe pouca probabilidade de causar danos na pessoa com dor crónica. Esta é uma preocupação comum, pois muitas pessoas pensam que a actividade física pode piorar a sua dor.

O treino pode incluir exercícios aeróbicos, de força, flexibilidade, amplitude de movimento e programas de treino de “core” ou equilíbrio como Pilates ou Yoga.

O corpo precisa de variabilidade de movimento!

O teu Fisioterapeuta pode aconselhar e acompanhar o treino físico mais adequado para ti!


“Physical activity and exercise for chronic pain in adults: an overview of Cochrane Reviews” Louise J Geneen, R Andrew Moore, Clare Clarke, Denis Martin, Lesley A Colvin, Blair H Smith Cochrane Database Syst Rev., 2017 Jan 14;1(1):CD011279. doi: 10.1002/14651858.CD011279.pub2.