REST DAY - A IMPORTÂNCIA DO DIA DE DESCANSO

Sempre ouvimos dizer para nos mantermos ativos e manter um plano de treino regular. Mas nem sempre mais é melhor.

Certamente que já sentiste que podias fazer mais uma aula, mesmo depois de teres feito o teu treino. A verdade é que a adrenalina é tanta que sentes que podes fazer mais um treino antes de terminares o dia. Este tipo de comportamento não é, de todo, benéfico para o teu corpo, ele precisa de recuperar, e é para isso que servem os dias de descanso.

Os dias de descanso são tão importantes como os dias de treino.

classworkout

A IMPORTÂNCIA DO DIA DE DESCANSO

Os dias de descanso são importantes por vários motivos, são várias as vantagens associadas a este dia.

1. Permite que o teu corpo tenha tempo para recuperar. Este tempo de descanso permite que os músculos possam recuperar, ou seja, podem regenerar e crescer, este processo vai traduzir-se em músculos mais fortes.

2. Previne a fadiga muscular. O descanso é importante na prevenção da fadiga muscular causada pela atividade física.

3. Reduz o risco de lesões. Os períodos de descanso são fundamentais para evitar lesões. Quando este tempo de recuperação é inexistente, o corpo fica mais susceptível a stress, podendo causar lesões graves.

4. Melhora a performance. Quando o tempo de descanso é insuficiente, pode ser difícil evoluir e de te desafiares. O aumento da fadiga pode ter influência no tempo de reação, na agilidade e na forma como executas os movimentos. Este período de descanso vai prevenir isso mesmo, permitindo que o teu corpo recupere e que, consequentemente, consigas melhorar o teu desempenho.

5. Melhora os padrões de sono. Sabemos que a prática de exercício fisico regular tem efeitos positivos nos padrões de sono, e o dia de descanso também. A prática de atividade física em excesso conduz a uma produção excessiva de determinadas hormonas, como o cortisol e adrenalina, que, por sua vez, vão influenciar a qualidade do sono, provocando um agravamento da fadiga e exaustão.

O dia de descanso não é, de todo, sinónimo de dia passado no sofá. Existem outro tipo de atividades que podem ser feitas nestes dias, como yoga, alongamentos, caminhadas, passeios de bicicleta, entre outras atividades, de baixo impacto, que permitem ao teu corpo uma recuperação dos treinos mais intensos.

Não precisas de agendar um dia específico para este dia, existem alguns sinais que podes ter em consideração:

  • músculos mais doridos

  • maior fadiga

  • problemas em dormir

  • dor (músculos e articulações)

  • mudanças de humor

A mensagem mais importante a passar é que, de facto é fundamental que ouças o teu corpo e que respeites as suas limitações.