QUAL A DOSE DE CAFEÍNA PARA MELHORAR A PERFORMANCE DESPORTIVA?

image.jpg

Qual a dose de cafeína necessária para se obter uma melhoria da performance?

A dose ideal é determinada individualmente e se o indivíduo em questão for afetado pelos efeitos adversos da cafeína, é aconselhável reduzir a ingestão de cafeína ao mínimo possível. Sem efeitos adversos, no entanto, 200 mg de cafeína parecem ser eficazes (o que corresponde a 3-6 mg por kg de peso corporal).

Desta forma, pequenas doses de 3 mg de cafeína por kg de peso já podem ter efeitos interessantes, sendo que tal poderá ser facilmente obtido através do café.

A questão é: que dose de cafeína existe no café? Na verdade, os níveis de cafeína variam muito, como observável na seguinte imagem. O café expresso fornece a concentração mais alta, mas é servido em quantidades muito menores.

caféinanocafé

Se pretendes saber exatamente quanta cafeína estás a ingerir, o café pode não ser a melhor forma de o fazeres, considerando as suas variações. Se, por outro lado, não te preocupa a dose exata de cafeína e gostas de beber café, um expresso duplo antes do exercício poderá surtir efeito positivo.

De notar que a cafeína existe também noutras bebidas como o chá verde, cappuccino, latte, bebidas energéticas, coca-cola, entre outras.

Mas atenção, “mais” não significa “melhor”. Doses mais altas de cafeína não são mais eficazes do que doses moderadas. Além disso, a probabilidade de surgirem efeitos adversos é maior na presença de doses mais altas de cafeína. Tais efeitos incluem dores de cabeça, ansiedade, aumento da frequência cardíaca, tonturas, náuseas e sintomas gastrointestinais.


Parte 1 - A cafeína pode ajudar a melhorar o desempenho desportivo?
Parte 3 -
Quanto tempo antes do treino deves tomar café ou cafeína?